Regra dos 180 graus

O que é a regra dos 180 Graus ou o eixo.

Esta regra dos 180 graus também é designada pelo eixo e condiciona a posição da câmara em relação ao que se grava.

A regra dos 180 graus refere-se à necessidade de manter a posição relativa dos objetos dentro do enquadramento nos vários planos de uma cena.

A posição relativa significa que no ecrã a duas dimensões os objetos ou pessoas mantenham a sua relação direita / esquerda, isto é, um plano que mostra o objeto A à esquerda do objeto B implica que essas posições relativas se mantenham em todos os planos da cena.

Em termos práticos é necessário que ao fazer a planificação seja traçado o eixo da ação. E depois colocar as câmaras sempre do mesmo lado do eixo.

Existem métodos para a câmara passar para o outro lado do eixo que veremos a seguir.

Curto video com David Bordwell a explicar a regra dos 180 graus


Aplicação da regra dos 180 graus com duas personagens

Numa ação com duas personagens a aplicação da regra dos 180 graus permite que qualquer que seja a escala e posição de camara a posição relativa de cliente e empregado mantém-se do inicio ao fim.

Ver a aplicação da regra dos 180 graus no  filme One Hour Photo, 2003

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Ver aqui uma aplicação interactiva para testar as diferentes combinações possíveis para enquadrar duas pessoas a falar viradas de frente uma para outra. (autoria 30enscene)


Aplicação da regra dos 180 graus com dois grupos

Quando é necessário planificar uma ação com grupos de pessoas, a posição relativa entre os grupos tem de manter-se durante a cena. No exemplo do vídeo DON  (vídeo 4) (Cliff Freeman And Partners, 1999), podemos observar que os compradores estão à direita e os compradores à esquerda qualquer que seja a escala do plano e a posição de câmara. O eixo neste caso é a linha imaginária que une os dois grupos.

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Aplicação da regra dos 180 graus para filmar desporto

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Neste caso, ficamos na duvida se o jogador de azul está a fazer um autogolo ou a marcar na baliza da direita.

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Aplicação da regra dos 180 graus numa cena com personagens em movimento ou  perseguição e fuga.

No filme Sherlock Jr. – Buster Keaton (1924) 

No filme Raiders of the Lost Ark (1981) Steven Spielberg

Como saltar o eixo.

  • Salto no eixo com um plano geral

    • No vídeo WILD HORSES (video 90) os corredores caminham sempre da esquerda para a direita do ecrã, em linha frontal ou de costas. O único plano onde a direcção do movimento muda e a câmara salta o eixo é num plano picado geral. Neste caso é possível saltar o eixo no plano geral porque o expectador está a ver o grupo e o local onde se move e por isso reposiciona-se noutro local a ver a acção e não há o perigo de se sentir desorientado.
  • Salto do eixo com recurso a um travelling em que a câmara atravessa o eixo

    • Uma das formas mais tradicionais de saltar o eixo é através de um travelling em que a câmara passa de um lado para o outro do eixo e isso permite ao espectador saber a nova posição relativa das pessoas e objetos
  • salto do eixo com recurso a um plano frontal

    • Vídeo 100 corrida

Referencias

Video “One Hour Photo”, 2003, para American Express pela Ogilvy & Mather – New York, United States, Copywriter         Mr. Stewart Krull, Art Director        Mr. Frank Guzzone

video DON January 1999, da agencia Cliff Freeman And Partners para  Hollywood Video in United States

Seven chances 1925 Buster Keaton cena do filme aos 49 min

Raiders of the Lost Ark (1981) Steven Spielberg

WILD HORSES, 2003, Art Director Monica Taylor; Copywriter Mike Byrne; Director Gerard De Thame; Advertiser: Nike, Inc.

Agency: Wieden + Kennedy Portland

Awards: Cannes Lions 2003 Film Silver; Clio Awards 2003 Tv Technique: Editing Bronze; CLIO Awards, 2003 (Bronze) for Technique: Editing

AICP, 2003 (Winner) for Sound Design

Creative Director       Hal Curtis

Art Director    Monica Taylor

Copywriter      Mike Byrne

Director          Gerard De Thame

Producer         Kirsten Emhoff, Fabyan Daw

Agency Producer        Andrew Loevenguth

Agency Executive Producer   Ben Grylewicz

Sound Designer          Dean Hovey